Coleção mais importante de fotos do século 19 vai a leilão. Descubra como elas são raras!

Uma imagem de 1843 da Abadia de Westminster em Londres/Fotos: Divulgação/Sotheby’s

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, estarão sob o martelo em Nova York no mês que vem, oferecendo aos colecionadores um raro vislumbre do início da Grã-Bretanha vitoriana. De acordo com a casa de leilões Sotheby’s, que está tratando da venda, a coleção é “indiscutivelmente o lote mais importante de fotos do século 19 já lançado no mercado”.

As fotos retratam cenas internas e externas, abrangendo arquitetura, botânica e vida cotidiana na década de 1840. Talbot, um cientista e inventor inglês, também produziu vários retratos de familiares e amigos enquanto fazia experiências com sua tecnologia de câmera pioneira. Oferecido em leilão em lote único, o acervo é composto por mais de 70 fotografias avulsas e três álbuns de imagens impressas. Também inclui versões raras da publicação de Talbot “Sun Pictures in Scotland”, que documenta suas viagens pela Escócia, bem como várias partes de sua célebre obra “The Pencil of Nature”.

Uma imagem do fotógrafo William Henry Fox Talbot mostra seu assistente, Nicolaas Henneman (à esquerda), sentado ao lado de um homem não identificado segurando uma cesta
Veja também:

Algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo estão entre as 191 à venda, incluindo uma foto que mostra o agora famoso monumento de Londres, a Coluna de Nelson, em construção em 1844. De acordo com a chefe do departamento de fotografia da Sotheby’s, Emily Bierman, o valor da coleção não reside apenas em sua idade e condição, mas em sua variedade e integridade.

Um navio de passageiros, o SS Great Britain, retratado em uma doca na cidade inglesa de Bristol.

“Com o passar dos anos, essas fotos se tornaram cada vez mais difíceis de encontrar, porque elas são separadas e estão em coleções privadas ou institucionais”, disse Bierman em entrevista por telefone. “Ter uma coleção completa, um arquivo, é algo que você nem poderia imaginar.

Uma vista de Lacock Abbey, a casa da família de Talbot em Wiltshire.
Veja também:
A irmã de Talbot, Henrietta Horatia Maria Gaisford, fotografada tocando harpa.

“As fotos incluem uma grande mistura de estudos pessoais, bem como imagens de suas viagens e de monumentos importantes… embora algumas das maiores surpresas sejam definitivamente os retratos”, acrescentou ela, referindo-se a imagens raras da mãe de Talbot e do famoso escritor Thomas Moore.

Oriel College em Oxford, retratado em 1843.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br

Back to top